sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

REFORMA ELETRICA

A NOVA DIRETORIA DO LAR DOS IDOSOS, VISANDO UMA PROMOVER UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA PARA OS IDOSOS, TEVE COMO SUA PRIMEIRA AÇÃO REALIZAR UMA REVISÃO NA PARTE ELETRICA DA INSTITUIÇÃO, COM TROCA DE LAMPADAS, FIAÇÃO, INTERRUPTORES E A CAIXA DE PADRAO DE ENRGIA SE ADEQUANDO AS EXIGENCIAS DA FORNECEDORA DE ENERGIA ELETRICA, FORAM COLOCADOS AINDA RELETORES NA AREA EXTERNA E INTERNA PARA DÁ MAIS SEGURANÇA A INSTITUIÇÃO.
COM ESSA REVISAO A DIREÇÃO DO LAR TEM O OBJETIVO DE OFERECER MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO AOS NOSSOS FUNCIONARIOS, UMA MELHOR QUALIDADE DE MORADIA AOS INTERNOS E OBTER UMA REDUÇÃO NO CUSTO DE ENERGIA ELETRICA.
MAIS INFORMAÇÕES, ENCONTRAM-SE A DISPOSIÇÃO NA INSTITUIÇÃO.

Mensagem do Presidente

Lar dos Idosos de Cruz das Almas: Mirando novos tempos em promoção da qualidade de vida do idoso.

O Movimento Leonístico em essência se propõe a agregar uma parcela de pessoas da comunidade com desprendimento para apoiar a melhoria da qualidade de vida das pessoas seguramente desfavorecidas da sociedade. Os Leões e os Leos, dois grupos que compõem um Clube, prestam serviços voluntários à comunidade por internalizarem a idéia de que homens e mulheres que vivem numa comunidade estão na posição de saber quem precisa de ajuda e porque. Não é por demais lembrar que a Associação não tem nenhuma afiliação política e nem sectária.
O Lar dos Idosos de Cruz das Almas, tem sido até então, um projeto desenvolvido pelos membros do Lions Club de Cruz das Almas com a finalidade de concretizar uma ação social permanente na comunidade cruzalmense. Já é uma Instituição reconhecida como de Utilidade Pública nos âmbitos Municipal e Estadual, funcionando desde 1987 como uma casa de assistência social para idosos carentes da comunidade provenientes de famílias de baixo poder aquisitivo com o objetivo de oferecer os cuidados essenciais para promover a melhor qualidade de vida possível requerida pelo envelhecimento.
O serviço se caracteriza como residência de longa permanência com assistência integral. Atualmente, são 36 os residentes atendidos pelo Lar dos Idosos de Cruz das Almas. O atendimento aos internos tem remetido à gestão, assumir permanentes desafios à sustentabilidade para suprir as necessidades básicas de alimentação, higiene, atendimento médico, terapêutico, medicamentoso e sociabilidade. Grandes esforços têm sido envidados com a chancela e logística do Lions Club de Cruz das Almas, junto às instituições, empresas, pessoas físicas e segmentos da comunidade, visando, oferecer o melhor em termos de qualidade de vida e dignidade aos residentes.
Diversas fontes de arrecadação buscam manter o custeio geral do Lar dos Idosos. Provêem das campanhas beneficentes, de doações, de contribuições de empresários, pessoas físicas e de residentes, da subvenção da Prefeitura Municipal de Cruz das Almas e das prestações de serviços desenvolvidas pela instituição, como a lavanderia Do Lar.
No imaginário de muitas pessoas há reside um tremendo equívoco, do que pode até parecer muito, quando na realidade, não chega a ser o suficiente. Esta composição de rendas tem colocado a gestão em dificuldades, exigindo um esforço “daviniano” para superar os desafios de equilibrar as contas da instituição, sem perder de vista o restrito padrão de serviço essenciais dos residentes. Assim, as prioridades se encerram na manutenção das necessidades básicas da sobrevivência, ficando sempre as necessidades de reformas e manutenção das instalações em plano secundário, bem como os pequenos investimentos, para uma eventual condição.
Também é devido o conhecimento e a consciência de que o Lar dos Idosos de Cruz das Almas é uma instituição privada que só associado às parceria institucionais e ao apoio de segmentos da comunidade, tem realizado funções de Estado. Com base na Lei Ordinária nº 10.741/2004; capitulo II; artigo 10; Dos Direitos Fundamentais, compete ao Estado e a sociedade assegurar ao idoso “a liberdade, o respeito e a dignidade, como pessoa humana e sujeito de direitos civis, políticos, individuais e sociais, garantidos na Constituição e nas leis”. Apesar dos avanços obtidos com as políticas públicas para os idosos, forçosamente, espera-se maiores acréscimos na consciência social com a valorização de quem tem em si um acúmulo extraordinário de vivências e para com aqueles que ao final da caminhada, ainda dependem apoio e solidariedade, já que a realidade mostra que, a terceira idade estará se constituindo no maior contingente da população.
Reunido na última sexta-feira, dia 08 de janeiro deste ano, o Conselho Consultivo do Lar dos Idosos elegeu a nova diretoria para o ano 2010. Os novos diretores são: Hermiro Teixeira Mendes Filho - Presidente; Sra. Manuela Castro Ferreira; Sr. Edtonio Solidade da Paz; e o Sr. Martinho Vítório da Silva, No Conselho Fiscal, os novos titulares são os Srs. José Batista da Fonseca; Amarildo Bispo dos Santos e Antonio Carlos Brito. Para a Gerência Administrativa foi indicado o Sr. Bernardo Peixoto Brito. Esta nova direção que substitui a liderada por Emmanuel Mendes dos Santos (Nelinho), já está em operação, visando, elaborar o plano estratégico para executar medidas e procedimentos, promover inovações na política da gestão administrativa e melhorias na qualidade de vida dos idosos, bem como, na gestão da política externa.
Este novo time 2010 manifesta atitude pró-ativa, motivada pela magnitude dos desafios e pelos compromissos com a socialização dos resultados que tem que apresentar. Seguramente que se espera o apoio de cada pessoa desta nossa comunidade para que o Lar dos Idosos de Cruz das Almas venha se tornar em referencia estadual na categoria assistência e qualidade de vido ao idoso. Esta construção é um processo em longo prazo considerando-se uma serie de dificuldades na caminhada, mas, o primeiro e mais importante passo, foi dado.
Há a consciência de que, sem as parcerias institucionais e sem os apoios solidários da sociedade, sobretudo, cruzalmense, todos os propósitos com vistas à dignidade e melhoria da qualidade de vida dos residentes do Lar dos Idosos de Cruz das Almas, ficarão seriamente prejudicados. Toda e qualquer ajuda é muito importante para se alcançar a sustentabilidade da instituição que reconhecidamente detém um confiável capital social, capaz de dar competentes respostas às sensibilidades sociais de todos os segmentos sociais interessados.
O reinante nível de cobranças é uma motivação, entendendo-se que somente desta forma, pode-se respirar ares de confiança na adesão e engajamento de brasileiros com espírito solidário, que nutrirá e contribuirá para promover as mudanças necessárias em todo o processo para as melhorias no atendimento aos internos do Lar dos Idosos em Cruz das Almas que fica situado à Rua Lions Club, s/n, próximo da Delegacia de Polícia, bairro da Assembléia. O telefone para contato é 75 36213782 e qualquer doação em dinheiro pode ser depositada no Banco do Brasil, Agencia 0414-6, conta corrente 9366-1. Demais doações podem ser realizadas na própria instituição, durante o expediente comercial. As visitas podem ser agendadas pelo telefone mencionado estando limitadas aos horários das 15:00h às 17:00h de segunda-feira a sábado e aos domingos das 13:00h às 17:00h. Vale ressaltar ao visitante que é importante informar-se e observar as novas normas vigentes que visam preservar a saúde e qualidade de vida dos internos.
Agradecemos às instituições parceiras e à todos aqueles que já são contribuintes solidários do Lar dos Idosos de Cruz das Almas, desejando que em 2010, além de continuar contribuindo, possam no seu circulo de amizades e na família, motivar pessoas a se engajar e a participar voluntariamente dos projetos para melhoria da instituição.
Convocamos à todos a visitar o Lar dos Idosos de Cruz das Almas, a participar e acentuar sua solidariedade!!!!! Feliz 2010 com saúde, paz, sucessos e alegrias!!!!!!!!
Hermiro Teixeira Mendes Filho